segunda-feira, janeiro 22, 2007

"Ain't no Mountain High Enough"

Tudo na vida é perfeitamente atingível!
Dai que todas as montanhas da nossa vida sejam todas passíveis de serem escaladas. Embora muitas delas nos custem mais do que outras, em cada uma delas existe algo a ser retirado.
Nasci e vivi durante onze anos num país Africano, tenho orgulho disso, e sei que o tenho porque também sei o que sofri com isso. Quando cá cheguei conheci algo que nunca tinha visto na minha vida, racismo, toda a gente sabe ou pelo menos tem uma noção do que é o racismo, eu não tinha, era apenas uma criança e como tal o meu mundo era demasiado cor de rosa para permitir a entrada de algo tão negativo. Hoje sei bem o que é, sei bem o que me custou integrar-me numa sociedade já pré-feita, e completamente senil em relação a tudo o que a rodeava, os meus primeiros anos foram o que eu costumo chamar de verdadeiro inferno, existem coisas que tu sentes na pele que são mesmo dificeis de se mudar, de serem apagadas, a mente das pessoas é uma delas.
Agora podemos não ouvir nem vêr tão pouco tantas demonstrações de racismo, mas ele ainda existe, vem de mãos dadas com outra quantidade exagerada de preconceitos e esteriotipos, caladinho, mas tu nunca te esqueces do olhar de alguém que vê algo de errado em ti, sem que isso se reflicta em outras pessoas, sem que isso seja algo que prejudique seja quem for, aquele olhar nunca se esquece.
Temos o que eu costumo chamar de "sociedade de Merda", não que seja melhor ou pior do que tantas outras, mas como é neste que vivo é desta que falo. Temos racismo, já não é só contra a raça negra, é contra todas as outras que deram entrada a este país, temos homofobia, olhamos para a comunidade homosexual como alvo de chacota, de piadinhas estupidas, ainda têm dificuldade em se assumirem a custa disso mesmo, da reprovação, da ideia de que carregam milhares de doenças quando,nos dias que correm toda a gente está susceptivel das mesmas se não tiver o cuidado necessário. As mulheres ainda não assumiram a sua autonomía neste país, ainda lhes falta o savoir faire para serem mesmo livres, liberdade não é só sair de casa para ir trabalhar ou ir para a noite com as amiguinhas da faculdade, o aborto é um direito que nos antecede, é direito porque o corpo é nosso e a decisão também deve ser nossa, tendo em conta que quem o quer fazer mesmo acaba sempre por o fazer e muitas vezes em condições limitadas ou praticamente nulas porque não têm orçamento que lhes permita ir passear a Espanha e faze-lo de forma a sairem vivas ou com útero intacto, se o fazem cá é um risco de vida, para além de sofrerem as humilhações que as pessoas tanto gostam de infligir umas as outras. Sou pelo direito a vida...por isso sou pelo aborto! Tive uma amiga minha que ao 16 anos passou pela experiência, por isso não me digam que ela devia ser julgada quando ela mal tinha dinheiro para comer ou estudar e passou o que não devia ter passado, de facto já sei que podem sempre argumentar com o preservativo, com a pilula...sim, com razão, mas o preservativo também se rompe, a pilula também tem o seu fracasso, a custa disso tenho o meu irmão mais novo! Mas a minha mãe podia ter e teve, agora, quem não pode? Quem realmente não pode o que vai fazer? Como é fácil sentar-me na cadeira e poder julgar as outras mulheres, a nossa verdadeira liberdade virá quando efectivamente soubermos ser justas umas com as outras e pelo menos nestes momentos em que tanto precisamos, dar a mão sem julgamentos atrás.
Será que estas, como tantas outras "montanhas" que encontramos na vida são assim tão inantigíveis?
Creio que tudo começa e acaba na cabeça e na consciência de cada um, de que serve tratar mal alguém só porque vem de outro país, ou tem uma cor de pele diferente da nossa? Será que somos mais patriotas por isso? Estaremos nós de facto a defender algo quando milhares de portugueses que trabalham fora de Portugal também querem ser aceites em outras comunidades e também têm as suas dificuldades em o fazer? Então apenas estamos a fazer o que os outros nos fazem? Até que ponto isso será justo, não nos lembramos então de outros tantos que conseguiram ser felizes e vingarem lá fora? Tratamos mal o que tememos e o que desconhecemos, não dá-mos uma oportunidade a outra pessoa para demonstrar que também tem o seu valor, não lhes conferimos credibilidade alguma, e sabem o que é mais triste, é vêr que existem pessoas com formação superior, não se tratam de leigos, e esses conseguem ser de facto os maiores xenófobos, os mais ignorantes de toda esta sociedade, tanta informação e tanta educação e nada disso lhes permite ter uma mente mais civilizada.
Tenho amigos gays! E tenho tanto orgulho neles, no coração deles, na boa índole deles, são os melhores amigos do mundo, as melhores pessoas do mundo, jamais vi tamanha bondade num homem, se outros soubessem ser um pouco assim o mundo não estaria como está nos dias de hoje. Não admito qualquer tipo de insulto, brincadeira ou piadinha acerca de uma vontade de uma pessoa, de um desejo, isso não se explica, isso não é tendência ou neurose como tentam dizer, é deles, é a vontade deles, tão natural como é para mim me sentir atraida por um homem, também será para eles, a mim não me incomoda nada, e tenho pena dos que se sentem revoltados com algo a qual não têm nada a haver, é sinal que a vida deles é tão interessante como a do meu caixote do lixo, se calhar já arranjavam vida, não? As pessoas são como são, não as podemos mudar, apenas aceitar, e acreditem que é sempre melhor, vivemos a vida de uma forma muito mais pacífica.
O respeito, será de facto o que mais preso na vida, tenho respeito por tudo e por todos, até pelos menos dotados eu vou ter sempre a reverência de os tratar como me trato a mim e aos meus, merecem!
Por isso sei que todas as montanhas são atingíveis, pois a mente humana tem mais força do que qualquer outra coisa, só precisa de pre-disposição e isso tem faltado a muita gente, infelizmente. Mas basta dar uma oportunidade, podemos ter um amigo de cor, podemos ter um amigo gay, uma amiga que fez um aborto...um amigo com deficiência fisica, um simples amigo, afinal de contas um amigo é sempre melhor que o Euro milhões!!!