segunda-feira, maio 23, 2005

Uma história...

"Um dia o Homem decidiu, numa feira de gado, comprar um pequeno touro. O animal estava triste e pesaroso, ninguém o queria pelo seu aspecto débil e frágil, o gado quer-se forte e resistente, mas o Homem pensou para si mesmo que ainda conseguiria fazer dele um touro imponente, e assim foi, comprou-o. Passou semanas a alimenta-lo com tudo o que era adequado, passava todo o tempo que tinha disponível a tomar conta do seu touro e criou-se entre os dois uma relação de afinidade. Na aldeia toda a gente estranhava aquela relação, o Homem passeava com o seu touro pela aldeia a fora e o animal tinha por ele uma lealdade única, as pessoas não consideravam aquilo normal, pois numa relação animal-dono não existe muito tempo para momentos de lazer, afinal de contas era um animal para trabalho. A esposa do Homem já tinha ciúmes da relação, as noites em que o animal passava mal ou que estava frio o Homem passava-as com ele e por uma ou duas vezes encontrou-o a falar com o animal, algo que com ela já não fazia.
Passado alguns meses, o touro já era adulto, era um animal possante e o Homem estava orgulhoso do seu feito, sabia das criticas que lhe teciam nas costas e também das queixas da esposa, mas o seu ego estava ao máximo, ele tinha conseguido! No entanto, um certo dia quando o Homem foi alimentar o touro, este com a alegria tremenda de ver o seu dono/amigo, não mediu as forças e numa tentativa de festejar a sua chegada, matou-o...instantes depois chega a esposa e encontra o touro deitado ao lado do Homem, onde este jazia, já sem vida, o animal nem se mexia. O Homem foi enterrado com grande pesar, as pessoas comentavam, a esposa chorava amargamente...
O touro, por sua vez manteve-se deitado durante semanas, não se levantava, tentaram alimenta-lo, mas o animal não comia nada, não bebia nada, o seu desgosto era profundo, a sua perda era imensa e inimaginável, a sua tristeza era tão grande que as pessoas que o viam compadeciam-se do animal. Passado pouco tempo, o touro morreu também..."
Moral da história: Não confundas trabalho com cognac!!! São duas coisas distintas...