sábado, outubro 29, 2005

Má educação

Se sempre houve coisa que sempre me foi fácil ser, educada deve ser a maior delas todas. Sou uma rapariga que diz a sua asneira, aliás eu sou Trásmontana e, é habitual para nós as dizer, se bem que com outras pessoas que não são do nosso circulo intimo limitamo-nos a pensar nelas...
Ontem tive um jantar de aniversário, acabei por perder parte do apetite e da motivação para lá estar por causa de atitudes de pessoas mal formadas e mal educadas, nunca tive problemas em jantares e os que algumas vez ocorreram foram logo apaziguados com muito bom senso por parte dos mais velhos. Ontem não aconteceu isso, fiquei mesmo fula, não gosto de chegar atrasada a sitio algum, começamos logo mal com 40 minutos de atraso, depois começamos a mexer nas mesas para ficarmos todos juntos sem que antes fosse pedida a devida autorização, é lógico que o dono não gostou lá muito da aventura, farto de estar a espera e ainda mexem na sua propriedade sem antes o consultar é logico que não ia ficar calado, falou de sua justiça no mesmo tom com que começaram a conversa, a dada altura estava no mercado do bulhão...e cheia de fome!!!
No meio do rebuliço pedi desculpas e dei a razão a quem de direito, o dono, pois ele estava na "casa dele" nós iamos ser servidos mas não é isso que nos dá o direito de sermos arrogantes e pouco subservientes, não houve razão alguma para que a pessoa que inicou a discussão não conseguisse perceber que estava errada para além da sua tão vasta ignorância e pouco discernimento, tomei essa iniciativa porque não me senti bem a humilhar quem estava a fazer um serviço, devemos sempre ser educados e correctos para quem bem nos faz, e naquela situação só houve falta de humildade para com o senhor, não foi de todo uma atitude madura. Creio que a maturidade nestas merdas tem muito a haver, pois hoje em dia a maior parte dos jovens que eu conheço não têm respeito por basicamente nada e não passam de queixinhas choramingas sempre que lhes chamam a atenção quando estão errados, não têm a capacidade de aceitarem que também podem estar errados e pior de tudo, como se julgam detentores da verdade não aprendem com as asneiras consecutivas que fazem.
É estranho pois sempre fui habituada a respeitar os outros na mesma porpoção que me respeitam a mim, não posso exigir o que não dou. Com os meus pais a minha educação foi dada desta forma, a falar em tom moderado, expor sempre o meu lado, saber ouvir e essencialmente saber que nem toda a gente pode estar de acordo comigo por mais que isso me chateie. Á mesa das refeições numa me servi antes do meu pai, nunca me levantei antes dele se levantar, sempre dei lugar aos mais velhos em primeira opção, na tropa sempre respeitei antiguidades e postos, sei exactamente o meu lugar e por mais que perturbe muita gente gosto dele, pois sei estar de bem com ele. A educação e o bom senso não se aprende na escola, na rua ou numa discoteca, aprende-se em casa e é desde pequenino, não sou pessoa de tratar os meus pais por "você", não sou pessoa de não dizer asneiras a frente deles, sou sempre eu mesma e eles sabem, dou boas respostas, curtas e simples para as mentes mais débeis, não promovo peixeiradas nem gosto de ficar sem dar uma boa lição de vida, digo sempre o que penso, mas nunca ninguém me disse que era mal educada por isso, pois sempre julguei que em todas as ocasiões fui sempre correcta.
Fui a única ontem a pedir desculpas a um homem que tinha estado o dia todo a trabalhar, que esperou 40 minutos por um grupo de mimalhas sem educação e, o silêncio também me incomoda, significa conivência.
Aprendam antes de mais a serem humildes, a não se julgarem mais do que os outros, pois os vossos feitos contra vós falam, por isso é que nunca deixam de ser o que são, por isso é que nunca vão longe, mentes pequenas e fechadas, incapazes de comprimentarem empregados de limpeza ou jardineiros, incapazes de pensar que também alguém de cor é digno do nosso respeito, e é assim que este país é, somos todos pequeninos, de tamanho e de alma, não respeitamos as classes mais humildes e quando lhes dirigimos a palavra temos logo um leque variado de palavrões só para definirmos logo a partida as posições, arrogância solene.
Falo com toda a gente que fale bem comigo, cumprimento toda a gente e sei bem que não distingo cores, credos, sexos ou posições hierarquicas, são todos pessoas e sentem.
Não existe nada pior que a humilhação.