quarta-feira, outubro 26, 2005

Uma verdade

Curto imenso o Seinfeld. Tem aquele tipo de humor que todo o tipo que se julga inteligente acaba por se rir do que lê, mas no fundo não percebe puto do que ele disse.
Na "Linguagem Seinfeld", num dos livros que tive de culto, ou seja, emprestaram-me e eu nunca devolvi...ele fala sobre o quão irritado ele fica por ter de fingir que adora os aniversários dos outros, faz um dialogo simples entre dois amigos em que um oferece algo ao outro no aniversário e o outro meio engasgado diz que gosta e, nesse dialogo quando o aniversariante diz que gosta está um * e lá vou eu ver o que diz em baixo - "É mentira!"
Pois é, a mentira é uma coisa muito feia, mas todos o fazemos à minima oportunidade, até em coisas que sabemos que nos vamos lixar, sim porque podes dizer que gostas, mas se não usares, que raio de gosto é esse?
Não sou imune a mentira, sei mentir por execelência, já vos referi que a minha mãe é parente do Hitler de certo, por isso eu tinha sempre que inventar algo antes de poder agir. No entanto existe sempre aquele gosto amargo quando o fazemos, não por sermos apanhados, mas por no processo nos enganarmo-nos a nós mesmos.
Acho que toda a gente ja teve amigos muito mentirosos, daqueles que até conseguem cair no ridiculo, tinha uma rapariga que num belo dia de sol, numa conversa curriqueira lembrou-se do nada de dizer que tinha andado a porrada com dois homens de raça negra...bem, ela contar e eu a viver o filme do Matrix em que tudo é lento demais, e a gaja até tava de fato preto de cabedal reluzente...isto vindo de uma singela rapariga com 1,55 de altura, olhos de puppy e mãos extremamente hidratadas, logo vi que tava a mentir, mulheres de mãos hidratadas temem pela segurança das mãos!!!
Outra rapariga igualmente assustadora foi uma que se sentou no meu serviço, tinha-a conhecido a dois minutos e diz-me que tinha sido violada quando era jovem...com um sorriso simpático e calmo nos lábios. Estive mesmo para lhe perguntar se sido agradável, pela cara dela, era o que parecia. Isto é pura estupidez, enerva-me, pois é mandar areia para os olhos dos outros, como se brincar com uma coisas destas fosse realmente engraçado, eu não me ri, não disse nada e sai da minha sala, acho que ela percebeu que eu não era a pessoa indicada para a versão vitima da sua personalidade. Contou esta história a 3 pessoas diferentes, de 3 formas diferentes, a isto é que eu chamo uma pessoa coerente.
Geralmente as mentiras que pegam são as de desespero, tipo " Isto não é o que estás a pensar..." enquanto está com a boca no mamilo da melhor amiga da tua namorada. No entanto as mentiras que servem para de alguma forma as pessoas terem uma visão errada de nós nunca funcionam, até podemos pregar aos 7 ventos que somos e acontecemos, mas vai sempre haver uma altura em que colocados nessa situação a nossa reacção não é propriamente a de super-heroi-pode-tudo, és mais a do cagarolas com o rabo entre as pernas e o mais escondido possível.
Sempre disse que o melhor homem não era aquele que tinha o melhor carro, o que se vestia melhor, e o que sabia mais, era simplesmente o que mais rir me fazia, pois o resto qualquer um pode ter, mas bom humor, humor sincero e honesto...muito poucos!! Os mais discretos e sensaborões são sempre bons tipos, não têm manhas, nem artifícios, são genuínos e geralmente sentimo-nos bem com eles. Vale a pena investir!